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sábado, 12 de fevereiro de 2011

A importância dos Objectivos >>>

Dentro da visão estruturalista administrativa (vide Administração), o objetivo é um dos componentes que diferenciam um sistema artificial de um sistema natural. Nas modernas teorias, o objetivo pode receber outros nomes, que podem ser vistos como sinônimos ou evidenciarem uma conotação crescente mais abstrata, tais como metas, visão etc (vide objetivos organizacionais).
Outros componentes de um sistema artificial administrativo:
  • Premissas: princípios, padrões, postulados
  • Componentes cibernéticos, ou seja, voltados para a comunicação e controle científico: o mais conhecido é o "Feedback" (que pode ser traduzido para realimentação automática), componente que permite que o dado processado retorne ao sistema para fins de controle ou melhora da comunicação (vide Cibernética).
  • Gestão ou gestores: agente humano que possibilita correções no sistema, aproximando-o cada vez mais do Objetivo.
  • Informatização: vinculação dos componentes por intermédio de uma programação de dados (disponibilizado pela Informática ou Ciência da Computação). Suas ferramentas são baseadas em linguagens lógico-matemáticas, que por vezes interfere em demasia na natureza dos sistemas que pretendam informatizar, como os Sistemas de Informação Contábeis. (vide Contabilidade).

Objectivos Organizacionais

Os objectivos de uma organização podem ser considerados como finalidades e valores fundamentais dessa organização e devem ser expressos em termos de expectativas futuras. Neste sentido, fazem parte normalmente da declaração de missão, subdividida nos seus diversos componentes.
Os objectivos são formais quando estão declarados e estão de acordo com as políticas que a organização põe em práctica, de outra forma são meras declarações de intenções.
É necessário compatibilizar, na medida do possível, os objectivos organizacionais --> Eficiência

A importância dos Objectivos

Em termos globais, a missão e os objectivos da organização determinam o tipo de estratégia e de estrutura que ela adoptará e os tipos de processos, de produtos e de pessoas requeridas.
  • Dão sentido e direcção à organização em geral;
  • Ajudam a assegurar o empenho dos funcionários da organização em trabalhar para uma finalidade comum;
  • Ajudam a distinguir com nitidez a direcção global;
  • Ajudam a definir detalhadamente os objectivos e estratégias;
  • Estabelecem padrões de desempenho em relação aos quais serão avaliados os progressos da organização.

Características dos Objectivos

  • Cada objectivo deve descrever uma contribuição separada e distinta da missão da organização, e não a combinação de um certo número de contribuições diferentes;
  • Os objectivos devem focar-se no resultado final a atingir e não nos meios para o alcançar;
  • Cada objectivo deve destacar a acção que conduz ao resultado final e as actividades detalhadas necessárias para o atingir;
  • Os objectivos devem ser explícitos quanto à natureza e à direcção da alteração requerida, mas podem não conter qualquer calendarização específica ou meta em termos de resultado.

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